7 truques para fazer churrasco de verdade no apartamento
Hoje a Cozinha Bruta completa 1 ano na Folha de S.Paulo. Foram 4 milhões de visitas ao blog e 2,4 milhões de usuários conectados. Estou alegrão com os resultados.
Dando início às comemorações, reedito o primeiro post que fiz para o jornal.
O tema é: churrasco em apartamento.
Continuei pesquisando e testando coisas no decorrer do ano. Também surgiram algumas novidades no mercado. Então tem coisa bacana aí embaixo.
Compre uma grelha japonesa de cerâmica
Saiba tudo sobre isso clicando aqui.
Ou tente usar carvão
Foi como eu comecei a brincar de fazer churrasco em casa. Você vai precisar de uma panela larga de ferro fundido (a minha é esta aqui) para acomodar o carvão e resistir ao calor das brasas.
A carne vai em cima de uma grelha, que pode vir de uma churrasqueira portátil, de uma assadeira ou mesmo do forno do fogão. Eu uso uma tela de esfriar bolo que se encaixa direitinho na minha panela. Não adianta, tem que improvisar e achar o que é melhor para você.
Este método tem a vantagem de dar mais sabor autêntico de churrasco à carne. E algumas desvantagens: faz mais fumaça, faz mais sujeira, é bem menos prático. Você pesa os prós e os contras.
Para acender a churrasqueira improvisada, você pode encharcar o carvão com álcool ou simplesmente deixar a panela sobre a chama do fogão – o que demora meia hora ou mais para dar resultado.
Dá até para brincar com madeiras para defumar
Pelo menos em São Paulo, os açougues mais metidões agora vendem uma variedade razoável de madeiras para defumação de carnes: carvalho de barris de uísque, macieira, laranjeira, noz pecã.
Você pode comprar também uma caixinha para acomodar as lascas de lenha.
Há dois métodos possíveis para defumar a carne num apartamento. Com a caixa de aço inox: deposite a caixa no fundo da panela (sem carvão), use fogo bem baixo, tampe a panela e deixe a carne defumar por uma hora ou mais, dependendo do tamanho da peça. Ou você pode simplesmente espalhar umas lascas no meio das brasas para dar um aroma diferente ao churrasco.
PAUSA PARA O MERCHAN: agora você tem receitas exclusivas da Cozinha Bruta no Instagram. Acompanhe também os posts do Facebook e do Twitter.
Compre uma coifa decente
Fumaça é indispensável para um bom churrasco. Qualquer churrasqueira que prometa não fazer fumaça também não faz churrasco. Há de se lidar com isso. Para diminuir o fumacê invista numa boa coifa. Depuradores, lamento informar, são absolutamente inúteis.
Forre o fogão
A grelha japonesa, em particular, deixa pingar gordura sobre o fogão. Forrar a boca do gás com lâminas de papel-alumínio vão te poupar um trabalhão na limpeza.
Use carnes magras para fazer menos fumaça
Se a fumaça é um grande problema para você –ou para os coabitantes do seu apartamento–, use carnes magras. Filé mignon de boi ou de porco, fraldinha limpa, miolo de alcatra.
Como esses pedaços têm menos gordura, também têm menos sabor e ressecam com facilidade. Tempere-os com algo além do sal grosso ou sirva-os com algum molho. E não deixe a carne passar do ponto.
Brinque de fazer molhos
Um bom vinagrete vai bem. Chimichurri, melhor ainda. Tome esta receita.