Garfo e faca representam o fracasso do hambúrguer
A necessidade de usar talheres para comer um hambúrguer significa que o sanduíche fracassou.
Há quem goste de comer hambúrguer com garfo e faca. Eu posso achar cafona, você pode achar normal, tanto faz. O problema se dá quando é impossível lidar com o maldito usando somente as mãos.
E isso acontece em muitos lugares. Hambúrgueres difíceis de abordar são um traço comum aos lugares metidos (que enchem o sanduíche de molhos e complementos “nobres”) e às hamburguerias ogras (que empilham carnes, queijos e frituras).
Um hambúrguer deve ser comido com as mãos. Isso me parece óbvio.
Existem pelo menos dois motivos para tal.
O primeiro é conceitual. No sanduíche, o papel das duas fatias de pão é permitir que você segure com as mãos os componentes do recheio. O pão perde a razão de ser quando você usa o garfo. Inclusive porque a maioria das pessoas come hambúrguer com batatas, gerando uma redundância de carboidratos.
Além disso, o emprego dos talheres faz o hambúrguer desmoronar.
A mágica do hambúrguer está na sua construção, feita de forma a trazer um pedacinho de cada elemento em cada mordida. Quando ele implode no prato, as garfadas pegam uma ou duas coisas de cada vez.
PAUSA PARA O MERCHAN: agora você tem receitas exclusivas da Cozinha Bruta no Instagram. Acompanhe também os posts do Facebook e do Twitter.
É simples fazer um hambúrguer bom para comer com as mãos. Estas são as regrinhas básicas.
1. A carne não deve ser muito grande. Para um pão de tamanho padrão, 180 gramas está de bom tamanho. Mais do que isso, começa a complicar.
2. Tente fazer um hambúrguer com diâmetro ligeiramente menor do que o do pão. Mas não exagere, senão fica parecendo fast food.
3. Maionese e outros molhos devem ser servidos à parte. De que adianta o sanduíche ter um bom tamanho se você sai do restaurante imundo, como se estivesse voltando da guerra?
4. Os complementos, como cebola e bacon, não podem sair inteiros quando você os morde. Para evitar acidentes, eu deixo tudo picadinho.
5. É muito cretino tentar fazer o maior ou o mais ogro. Burger triplo, quádruplo, quíntuplo. Quando há a necessidade de um palito de madeira fincado no sanduba para manter a estrutura em pé, ferrou. Vá pianinho. Se tiver uma fome monstra, repita.