Pizza no café da manhã é mais saudável do que cereal
Num passeio pelos verdejantes prados do Facebook, me deparei com amigos compartilhando um artigo não muito novo, mas tampouco tão velho assim: um texto da Vice sobre pizza no café da manhã.
O autor ouviu nutricionistas para chegar à seguinte conclusão: é melhor comer pizza pela manhã do que a maioria dos cereais matinais.
Mas… precisava consultar nutricionistas? A conclusão me parece um tanto óbvia.
Certamente existem cereais e cereais, pizzas e pizzas. Uma granola natureba certamente é melhor do que uma pizza de bacon e gorgonzola, mas vamos nos ater aos básicos. A pizza de mussarela e os cereais açucarados que as crianças tanto gostam.
Comecemos pelo cereal matinal.
As duas marcas mais famosas direcionadas ao público infantil, Sucrilhos e Froot Loops, têm 12 gramas de açúcar em cada porção de 30 gramas. O açúcar corresponde a 40% do peso total do alimento!
Quanto à pizza, ela sofre um preconceito danado. Qual o problema de comê-la no café da manhã, se pizza nada mais é do que pão?
O desjejum típico do paulistano é o pão com manteiga na chapa. Farinha e gordura. A pizza, pelo menos, tem as vitaminas do tomate e a proteína do queijo. Mais gostoso e mais nutritivo.
Ninguém acha estranho quando alguém pede um queijo quente de manhã na padoca. Mas não são os mesmos componentes de uma pizza, arranjados de uma forma diferente?
E tem outra: muitos dos pães que você compra por aí são cheios de aditivos esquisitões. A minha pizza sou eu que faço, e a massa só leva farinha, sal, água e fermento.
Costumo deixar uma tigela com massa crua na geladeira para fazer uma pizza fresquinha assim que eu acordo. Eu recomendo.
Tem gente que prefere a pizza amanhecida e requentada. Eu respeito.
MOMENTO MERCHAN: agora você tem receitas exclusivas da Cozinha Bruta no Instagram. Acompanhe também os posts do Facebook e do Twitter.