Governo estimula a dieta da manga e lança o programa Bolsa Fio Dental
O governo federal é um verdadeiro pomar: tem o laranjal do PSL, a goiabeira santa da ministra Damares Alves, o abacaxi da reforma da previdência.
Eis que outra ministra –Tereza Cristina, da Agricultura– afirma que nossos pobres não passam fome porque há pés de manga nas cidades brasileiras. Manga, abobrinha, groselha. A variedade de hortifrutis governistas supera a oferta dos melhores sacolões.
Cara ministra: se manga fosse medida de qualidade de vida, Belém do Pará teria o maior IDH do planeta.
O canto onde eu moro tem mangueiras idosas e parrudas, pra lá de dez metros de altura. A ministra sabia que, sem poda, a Mangifera indica pode chegar a 40 metros? Está lá no livro “As Frutas no Brasil”, do botânico Harri Lorenzi.
Isso dificulta um bocado a colheita urbana. Bem mais fácil um morador de rua morrer de mangada acidental quando cochila sob a sombra da árvore.
O abacateiro, outra espécie abundante por estes lados, apresenta o mesmo problema. A jaca? Sua letalidade é altíssima no caso de queda sobre um ser humano. E quem se habilita a carregar uma jaca perfumada no ônibus lotado? Isso descamba em revolta popular, em tumulto.
As goiabas são das moscas e dos passarinhos. Tem gente que enxerga Jesus na goiabeira –eu nunca consegui ver um fruto maduro e inteiro.
Para não parecer implicante com a ministra, vou admitir que existem árvores frutíferas mais acessíveis nas calçadas paulistanas.
Eu mesmo me sirvo das frutinhas quando saio pelo bairro com filho e conje. Conge. Côn-ju-ge.
A depender da época do ano, encontramos amoras roxas ou pitangas. A senhora não imagina quantas pitangas um indivíduo precisa comer até ficar saciado.
Falando nisso, voltemos à manga da ministra Tereza Cristina.
Como bem apurou o colega Ricardo Ampudia (entusiasta do modo de vida vegano, aliás), são necessárias nove mangas de 300 gramas para atingir as 2 000 calorias diárias que a OMS recomenda para um indivíduo adulto. Quase três quilos de manga todo dia.
Mas a gente não vive só de calorias (concorda, ministra?). Existe um negócio muito louco que se chama proteína. É algo bastante importante na nutrição humana –e muito escasso nas mangas. Uma pessoa com 70 quilos precisaria de 47 mangas ao dia para obter a dose saudável de proteínas. Mais de 14 quilos de comida. Moleza.
Por último, um tópico que ficou de fora da discussão: e os fiapos de tanta manga? Imagina os dentes desses pobres cidadãos. A manga pode ser grátis, mas o fio dental custa um dinheirão. O governo seria obrigado a lançar o programa assistencial Bolsa Fio Dental.
Não perca a Cozinha Bruta nas redes sociais Agora você tem receitas exclusivas da Cozinha Bruta no Instagram. Acompanhe também os posts do Facebook e do Twitter.