O que é bruto e o que é tosco na gastronomia

Das críticas que recebo de leitores, no blog ou nas redes sociais, a mais comum é: não sou bruto o bastante. Acusam-me de afrescalhado, de besta e até de gourmet.

Há um ruído de comunicação e, evidentemente, a culpa é do emissor. Eu não fui claro o bastante na minha definição de bruto. Basicamente, bruto não é a mesma coisa que tosco. Eu me recuso a ser tosco: quero comer comida boa e falar de comida boa.

Vou tentar ser mais claro ainda. Seguem, portanto, algumas premissas que me fazem diferenciar o bruto do tosco.

 

  • O tosco nem sempre é bruto. Pense em um prato sofisticado que deu terrivelmente errado. Ou em qualquer coisa com azeite trufado.
  • O bruto não precisa ser tosco. Um excelente exemplo é a kafta de bode na brasa, servida com nata azeda pela equipe do restaurante recifense Cá-Já no Festival Fartura.
  • Exageros são uma coisa bruta e tosca. O que me vem à cabeça é o sanduíche de mortadela do Mercadão de São Paulo. Ou algumas pizzas paulistanas que levam quilos de queijo por cima.
  • Comida malfeita é sempre tosca, às vezes tosca e bruta. Nessa categoria, estão a cozinha de muitos botecos e quase tudo da fast food popular. Isso não me interessa.
  • Animais assados inteiros são sempre brutos, em mais de um sentido –inclusive no meu favorito, que é o bruto em oposição ao burilado. Podem também ser terrivelmente toscos, como uma aberração chamada porco pizza, em que o suíno faz papel de massa de pizza e recebe trocentas coberturas.
  • A alta cozinha também é bruta de vez em quando. Steak tartar é uma comida bruta. Escargot também. O canard à la presse, receita francesa em de pato com o molho de seus ossos triturados, é o cúmulo da cozinha bruta.
  • A fronteira entre o bruto e o tosco quase sempre está no talento e no bom-senso de quem cozinha. Uma pequena derrapada aqui, e ali o bruto se transmuta em tosco.

Claro que isso tem muito de subjetivo. Você tem todo o direito de discordar e, sim!, descer o malho em mim nas redes sociais.

(Falando nisso, siga e curta a Cozinha Bruta nas redes sociais.  Acompanhe os posts do Instagram, do Facebook  e do Twitter.)