Como fazer o queijo quente perfeito

Vou aproveitar que é segunda-feira para dar uma receita sem carne, bastante simples. Escolhi o queijo quente porque fiquei surpreso com a reação do pessoal que viu a foto do sanduíche no meu Instagram. “Qual a receita?” “O que é a iguaria?”. Iguaria? Velho, é só um queijo quente.

De certa forma não é um queijo quente. Com todo o respeito pela chapa de padaria, pelo tostex e pela sanduicheira elétrica, há um método para preparar o melhor queijo quente possível. Nada de outro mundo. É como os americanos fazem o que eles chamam de grilled cheese –sanduba feito na frigideira, com manteiga para dourar os dois lados de cada fatia de pão.

Você vai precisar de:

 

Bom pão e bom queijo: óbvio, porém não custa frisar. O queijo deve derreter legal e ser saboroso. Queijo prato e mussarela quebram o galho, mas são insípidos. Minas frescal, gorgonzola e serra da Canastra não derretem direito. Eu usei um ementhal suíço, ficou fantástico. Uma solução pode ser misturar mais de um tipo de queijo. Por exemplo, mussarela (pela elasticidade) e meia-cura (pelo sabor). Quanto ao pão, você deve levar em conta que o queijo vai derreter dentro do sanduíche, então não dá para ser um tijolaço cascudo. Além disso, as fatias devem ser uniformes. Fica difícil escapar do pão de forma –use o melhor que encontrar. Eu tentei fazer com brioche. Bom, mas a manteiga do pão se misturou à manteiga da frigideira e ao óleo do queijo. Gorduroso além da conta.

 

Manteiga: é o ingrediente extra, essencial para fazer uma casquinha dourada no pão. Não use margarina. Nem em sonho.

 

Frigideira: nem precisa ser de ferro. Aposto que você tem uma em casa.

 

Paciência: demora um pouquinho mais do que a sanduicheira. Você aguenta esperar, eu aposto.

 

Aqueça a frigideira em fogo mínimo. Passe manteiga nas duas fatias de pão e coloque-as na frigideira, manteiga para baixo. Passe manteiga na face do pão que está para cima –ela vai derreter, o que é bom. Quando o pão estiver tostado, vire as fatias. Coloque o queijo sobre a parte tostada do pão e feche o sanduíche, deixando a parte crua para fora. Toste o exterior do sanduíche, um lado por vez, pressionando cum uma espátula. Sirva quando estiver todo dourado.

 

Você pode incrementar este sanduíche com: presunto, rosbife, tomate, cebola, azeitona. Não exagere no recheio porque ele não deve escapar para fora do pão –se o queijo cai na frigideira e queima, é uma lambança.

(Siga e curta a Cozinha Bruta nas redes sociais.  Acompanhe os posts do Instagram, do Facebook  e do Twitter.)