Bolonhesa vegana para uma segunda sem carne

Segunda-feira sem carne. Opa, é hoje. O vegetarianismo não é a minha praia (embora eu goste de muitos pratos vegetarianos), e sempre critiquei essas ações evangelizadoras. Mas não posso falar daquilo que eu não conheço.

Semanas atrás, participei de um podcast com a nutricionista da Fazenda Futuro, que produz hambúrguer vegano – baseado, principalmente, em proteínas de soja. No final, disse que provaria outro produto da marca: uma “carne moída” do mesmo material. Fiquei de fazer uma bolonhesa vegana. Comprei a bandeja da “carne”, preparei o molho e servi com tortelloni de cogumelos porcini.

Preciso admitir que ficou ótimo. A textura é de carne cozida e o sabor.., bem, é de um monte de vegetais cozidos longamente, parecido com o do ragu bolonhês de carne de boi. Não estou ganhando um tostão com isto, que fique claro.

Lancei mão de outros recursos, que vão além da receita tradicional do ragu bolonhês, para aumentar o umami do prato – uma colherada de missô e o uso de caldo vegetal para regar o molho de vez em quando.

Fiquei tão feliz com o resultado que vou compartilhar a receita nesta segunda-feira.

***

Aqueça, numa panela de fundo grosso, duas colheres (sopa) de azeite. Refogue uma cebola média, uma cenoura pequena e um talo de salsão, todos picados bem finos.

À parte, numa panela pequena faça um caldo rápido com cenoura, cebola, salsão, louro e os temperos que desejar.

Na panela principal, jogue um pacote de “carne” moída vegetal e refogue por alguns minutos. Adicione uma taça de vinho (tinto ou branco, desde que seja seco) e uma lata de tomates. Cozinhe em fogo baixo por cerca de duas horas. Regue com o caldo sempre que ressecar.

Um pouco antes de juntar o molho ao macarrão, coloque uma colher (sopa) de missô no molho. Mexa bem para ficar homogêneo. Ajuste o sal.

Eu comi com queijo de vaca porque o similar vegano é proibitivo. Você faz o que bem entender.

(Siga e curta a Cozinha Bruta nas redes sociais.  Acompanhe os posts do Instagram, do Facebook  e do Twitter.)