Aprenda a fazer o miojo turbinado do filme ‘Parasita’
Uma das cenas mais tensas do filme coreano “Parasita”, que faturou as estatuetas mais cobiçadas do Oscar, envolve comida.
E este texto contém spoilers, então pare de ler agora se quiser evitá-los.
A família Kim –os parasitas pobretões que criaram uma intrincada rede de mentiras para explorar uma família rica– estão fazendo uma farra na casa do hospedeiro. Estes são a família Park –os parasitas endinheirados que levam uma vida nababesca explorando os pobres–, empregadores dos Kim, ausentes porque foram acampar com os filhos.
Totalmente bêbados, os Kim recebem uma ligação dos Park. Os patrões estão voltando para casa. A chuva havia arruinado o passeio. E a senhora Park manda a senhora Kim preparar uma receita peculiar de um prato bastante popular na Coreia, o jjapaguri.
O jjapaguri é feito com a mistura de dois tipos de macarrão instantâneo, vulgo miojo. O Chapagetti imita um prato bastante tradicional coreano, o jjanjangmyeon –lámen com molho de soja preta fermentada. A outra massa é o Neoguri, uma versão do udon japonês com tempero apimentado de frutos do mar.
Ambos os miojos podem ser encontrados em mercearias orientais. Caso você não viva perto de uma, dá para comprar on-line em sites como este e este.
Gororoba? Muito. Mas a madame do filme dá uma gourmetizada no macarrão. Pede para a governanta fazer o jjapaguri com tiras de bife do gado hanwoo –raça coreana tão prezada e cara quanto o wagyu japonês.
Você pode usar wagyu, angus ou um bife normal, desde que macio. Afinal de contas, você vai misturar a carne com miojo.
Não consegui ainda executar o jjapaguri com carne, mas todos os sites americanos que testaram a receita dizem que fria bem legal. Na Coreia e No Japão, macarrão instantâneo é bem melhor do que a podreira fabricada aqui.
Vamos à receita. Mas, antes, uma mensagem do nosso patrocinador.
(Siga e curta a Cozinha Bruta nas redes sociais. Acompanhe os posts do Instagram, do Facebook e do Twitter.)
JJAPAGURI COM CARNE (duas porções)
INGREDIENTES
1 pacote de Chapagetti
1 pacote de Neoguri
1 peça de 200 gramas de filé mignon, contrafilé ou fraldinha
Óleo vegetal, sal e pimenta do reino a gosto
MODO DE FAZER
- Ponha 1 litro de água para ferver.
- Besunte a carne com óleo e a tempere com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira em fogo alto.
- Grelhe a carne 3 a 5 minutos de cada lado. Reserve em temperatura ambiente.
- Quando a água ferver, cozinhe os dois macarrões, com os vegetais liofilizados que vêm no pacote, de acordo com as instruções da embalagem.
- Escorra a massa, reservando 250 ml da água do cozimento.
- Devolva o macarrão cozido à panela. Adicione a água reservada, o tempero do Chapagetti e metade do tempero do Neoguri.
- Corte a carne em tiras finas e junte ao miojo. Mexa bem, desligue o fogo e sirva.
P.S.: Nas legendas em inglês de “Parasita”, o jjapaguri é rebatizado de “ram-don”. É a fusão das palavras ramen e udon, mas também um trocadilho com “aleatório” (“random”).