17 regras para voltar a comer em público
Gostemos ou não, a reabertura dos restaurantes e bares é uma realidade – assim como as reuniões nas casas dos amigos. A pandemia zoou tanto as nossas cabeças que parece que há anos não dividimos a mesa com outras pessoas. Isso é algo que carece de algumas regras. Para quem se esqueceu das normas básicas de convivência, eu pesquisei alguns comportamentos que parecem ser adequados.
- Mastigue de boca fechada
- Não enfie o garfo no prato alheio para roubar comida
- Desrespeitar a regra 2 pode resultar em ferimento ou morte caso o prato alheio seja da(o) irmã(o).
- São os donos da casa que escolhem onde pedir pizza.
- Se os donos da casa sempre pedem pizza ruim, arranje outros amigos.
- Cada convidado tem direito a escolher um sabor de pizza.
- Quando o convidado pede palmito com atum e come margherita, a regra 6 é automaticamente suspensa.
- Homens com barba não devem comer lámen no primeiro encontro.
- Mulheres com barba tampouco.
- No restaurante, gente desastrada à mesa deve optar por macarrão curto (como penne e parafuso) ou risoto. Comidas que exigem apenas um talher e nenhuma destreza.
- Você sempre estará de branco quando for comer sushi.
- Não entre em nenhum restaurante que tiver um funcionário abordando os passantes na calçada.
- Ao receber a carta de vinhos, examine-a atentamente antes de escolher a segunda garrafa mais barata. Optar pelo vinho mais barato de todos implica profundo desprezo dos garçons, está cientificamente comprovado.
- Quando o garçom lhe disser que “o ponto da casa já é rosado no centro”, desista de pedir carne. O bife vai chegar bem passado e você vai se irritar.
- Nos restaurantes, há dois tipos de casal: os que evitam pedir o mesmo prato (mesmo que ambos queiram comer aquilo) e os que sempre pedem o mesmo prato (para evitar a inveja da comida alheia).
- Aos muito jovens: é mentira a história de que nunca vai se casar quem come a última batata frita.
- Sentou, sorriu, a conta dividiu.
(Ouça o podcast da Cozinha Bruta no Spotify e no Apple Podcasts. Acompanhe os posts do Instagram, do Facebook e do Twitter.)
P.S.: Perdão pela obviedade, mas este é um texto satírico. Por favor não se esqueça da recomendações sanitárias contra a Covid-19 se for compartilhar a mesa com pessoas de fora do seu convívio diário.