Hard seltzer é refrigerante alcoólico para o paladar infantil

Volta e meia somos surpreendidos por um novo produto de conceito inovador e proposta revolucionária, que já faz um baita sucesso nos Estados Unidos e que, na essência, é quase idêntico a um monte de coisas conhecidas há séculos. Isso é comum no setor de alimentos, mais ainda no mercado de bebidas.

A bola da vez é a tal hard seltzer. “Seltzer” é água gasosa e o “hard” (duro, difícil, forte) sinaliza a presença de álcool. Mas hard seltzer não é simplesmente uma água com gás biritada. Ela tem aromas e é docinha.

Estamos falando de um refrigerante com teor alcoólico semelhante ao das cervejas leves, um pouco abaixo dos 5%. Você já encontra algumas marcas no Brasil. Outras estão para chegar.

O que então diferencia a hard seltzer, por exemplo, das bebidas ice? É a mesma diferença da soda limonada para as águas aromatizadas, tipo H2OH.

O líquido é translúcido como água. Aromas e açúcar vêm mais suaves, mais sutis, em nome da tal drinkability –jargão do setor para designar a propriedade de “empapuçamento” de uma bebida. Maior a drinkability, mais o indivíduo consegue beber numa sentada só, sem ficar enjoado da coisa.

Fora isso, a hard seltzer é mais um desdobramento da tendência que vem desde os anos 1980, quando foram lançados os coolers de vinho. Bebidas carbonatadas, docinhas, sem amargor perceptível nem acidez agressiva, com aromas que lembram chiclete e bala.

Ou seja, feitas para ganhar o paladar infantil, que rejeita cerveja, vinho e destilados puros.

Tem funcionado muito bem.

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