Os 50 melhores restaurantes aleatórios do mundo
Aproveito a divulgação da lista dos 50 Best –lista de restaurantes que inclui a Casa do Porco como 17º melhor restaurante do mundo– para postar meus 50 restaurantes também.
Estou viciado num perfil do Twitter chamado Random Restaurant (“restaurante aleatório”). É um bot (robô) que posta automaticamente restaurantes que constam na base de dados do Google Maps, com as quatro primeiras fotos que aparecem. É uma viagem absurdamente legal pelos cafundós do mundo.
Escolhi, aleatoriamente, 50 restaurantes que me chamaram a atenção por motivos aleatórios. Como todo ranking é um pouco aleatório, já que ninguém é capaz de avaliar tudo o que está aí para ser avaliado.
Vamos à lista, portanto. A ordem também é aleatória. Mentira. Escrevi na ordem em que os lugares apareceram no feed do Twitter. Todos títulos têm link par você se divertir também.
Bantem, Indonésia
É uma tenda na periferia da capital Jacarta, street food total, vibes de Brasil profundo. Uma foto mostra uma faixa com os desenhos de um galo e de um bagre; outra traz uma pizza, estilão Pizza Hut, com velas de aniversário.
Djibuti, Djibuti
Ponto sofisticado no minúsculo país africano, espremido entre a Somália, a Etiópia e a Eritreia e com comunicação marítima para o Iêmen. Lustres enormes, piscina e pratos com frutos do mar.
São Tomé, São Tomé e Príncipe
Mais um representante da África, desta vez de uma ilha lusófona no Oceano Atlântico. Come-se salada, algo que pode ser peixe ou frango, um tipo de farofa e alguma coisa frita. Bebe-se suco de caixinha.
/
Lindi, Tanzânia
Olha a África aí de novo. A julgar pelo nome, é um restaurante grego. Peixinhos fritos, pasta de algo indecifrável e algum tipo de carne ensopada em molho vermelho. Também tem uma foto de um homem numa piscina.
Selangor, Malásia
Finalmente um lugar com comida que parece ser realmente apetitosa. Barraca de frango nos arredores de Kuala Lumpur, exibe pratos com molhos, ao que tudo indica, furiosos no quesito pimenta.
Donetsk, Ucrânia
Sei lá se o estabelecimento é realmente restaurante. As fotos mostram um ambiente com luz negra e espelhos, frango assado, hambúrguer e belas mulheres que parecem ser a real atração do lugar.
Krong Poi Pet, Camboja
Não dá para entender nem o nome do restaurante, mas dá para identificar umas pinças de caranguejo soterradas sob vegetais e algum tipo de molho. A cara da comida é boa.
Riberalta, Bolívia
Na Amazônia boliviana, quase na fronteira com Rondônia, este lugar exibe um respeitável frango assado.
Trípoli, Líbano
As fotos exibem uma pizza com carão de fast food e uma esfiha de zaatar –tempero libanês à base de ervas e gergelim. O mais interessante é descobrir que o conceito de “pizzaria e esfiharia” existe também no Oriente Médio.
Sitra, Bahrein
Numa praça de alimentação de shopping na ilha do Golfo Pérsico. “Box it” significa “encaixote-o”, e as fotos dão a entender que é essa a proposta do lugar. Uma imagem mostra arroz e macarrão enformados como se fossem pudim.
Diffa, Níger
Na franja sul do deserto do Saara, imagens perturbadoras de um carneiro (acho) assado inteiro e de um homem vestido com se trabalhasse numa planta nuclear.
Bandar Seri Begawan, Brunei
As fotos tiradas no sultanato de Brunei, em Bornéu, nos revela que lá a pizza é tão maltratada quanto em alguns rincões do nosso querido Brasil.
Dededo, Guam
Aqui a gente descobre que nas Ilhas Marianas alguém se digna a copiar o Subway.
Montego Bay, Jamaica
Vale pela curiosidade de saber o que é a comida dos rastafáris. Tem uma seção vegetariana e outra que, além disso, não contempla alimentos processados como tofu.
Kèdainiai, Lituânia
“Pica” é pizza em lituano. “Piri piri” é como se chama a pimenta malagueta em Portugal. Nada me tira da cabeça que há um luso a pilotar esse negócio.
Juba, Sudão do Sul
Você sabe o que se come no Sudão do Sul? Então olhe lá no link. Não dá para identificar todos os componentes, mas há um pilaf (arroz com carne, legumes e especiarias) e uns ensopados assaz atraentes.
Guantánamo, Cuba
A julgar pelas informações deste tuíte, os cubanos andam comendo lagosta.
Cotuí, República Dominicana
Na boa, essa coisa que eles chamam de yaha é parecido demais com pastel.
Cacém, Portugal
A prova máxima de que o brasileiro já exportou para a terrinha o hábito de misturar sushi com macarronada no restaurante por quilo.
Paramaribo, Suriname
Lugar indiano no vizinho mais desconhecido e enigmático do Brasil. Agora, enigma mesmo é a razão por que o ensopado e o roti (tipo de panqueca) estão num prato envelopado num saco plástico.
Batumi, Geórgia
Belas caftas e outros espetos na brasa.
Caxito, Angola
As fotos não mostram nenhuma comida. Só o açude.
Krong Khemara Phoumin, Camboja
O repeteco do Camboja se faz necessário porque este lugar é especializado em queijo quente multicolorido, no padrão do arco-íris.
Rîbniţa, Moldávia
Achei que já havia visto comida bizarra na vida, mas as esculturas gastronômicas deste lugar na Europa oriental não têm concorrência.
Alzintan, Líbia
O hambúrguer é líbio, mas poderia ser de qualquer biboca do Brasil.
Gaspar, SC, Brasil
O primeiro restaurante brasileiro a aparecer no feed é uma pizzaria do Vale do Itajaí, com as previsíveis toneladas de requeijão e o milho em lata.
Taipei, Taiwan
Não dá para saber exatamente qual é o conceito gastronômico do lugar, mas as fotos mostram bifes gigantes sobre macarrão, com ovo frito. Gostei.
Bissau, Guiné Bissau
Aposto que você sempre quis saber que comida é servida nos flats de Guiné Bissau. Agora já sabe: é arroz encaixotado com carne e legumes.
Kpalimé, Togo
Sei lá o porquê do nome desse lugar. Só sei que lá se come o porco inteiro. Bruto.
Saint-Léonard, Canadá
Auténticos pastéis de nata lisboetas no interior canadiano.
New Amsterdam, Guiana
Em quantos restaurantes no mundo você pode topar com um peixe-boi nadando de boas? Tem missa também. A comida? Sei lá.
Baku, Azerbaijão
Que tal comer sushi de salmão no Azerbaijão?
Eu também passo.
Cidade do México, México
Até que enfim o robozinho nos mostra um restaurante que parece ser seriamente bom. Ou não. Mas está lá desde 1925, o que deve significar algo. Ou não.
Guarapuava, PR, Brasil
A segunda aparição aleatória do Brasil é de uma padoca no interior do Paraná. Ou seja: é aleatório mesmo.
Bardejov, Eslováquia
Um ponto em comum entre os eslovacos e os brasileiros: lá eles também colocam milho enlatado na pizza.
Monastir, Tunísia
Peixes na brasa e aquário com lagostas vivas na Tunísia. Deu vontade.
Ierevan, Armênia
Burritos, tequila e caveira de boi na parede. É isso que você espera encontrar na Armênia? É isso o que temos por hoje.
Pogradec, Albânia
A comida é um pouco indecifrável pelas fotos, mas o ambiente fala alto. De que são as peles que cobrem os bancos em volta das mesas?
Pakse, Laos
Você viaja até o LAOS e a sobremesa típica é bolo de MARACUJÁ.
Reus, Espanha
Um curioso arranjo de feijões branco numa curiosa linguiça.
Nasirabad, Paquistão
Para quem preza o isolamento, a tranquilidade, comer sob as estrelas, ao ar livre. De noite tem umas luzes bacanas.
Gaalkacyo, Somália
Enorme surpresa, este restaurantes somali. Coxinhas de frango, pilaf de arroz e até uma pizza bem fornida. Não dá para saber o contexto exato, mas tudo parece ser bom.
(Fiquei desconfiado da pizza, que é uma stuffed pizza ao estilo de Chicago. Dei um Google na foto: é de banco de imagens.)
Sonsonate, El Salvador
Walter White se sentiria à vontade neste restaurante de frango.
Masaya, Nicarágua
Mas… de novo?
Pala, Chade
Churrascão à moda da África Central. Estou dentro.
Pampanga, Filipinas
O bolinho amarelo da segunda foto parece cuscuz, mas deve ser outra coisa.
Orosháza, Hungria
Um bufê self-service numa cidadezinha no sudeste da Hungria. O que pode dar errado?
Ulgii, Mongólia
Na Mongólia Ocidental, a 1800 km da capital Ulan Bator, a única pista que temos da comida é uma foto de pães e algum tipo de panqueca. Está mais do que bom.
Kinshasa, Congo
Um barco-restaurante no rio Congo. Não dá para entender bem o que é a comida, mas está valendo.
Praia, Cabo Verde
Para terminar, um lugar cabo-verdiano que serve a batata frita dentro do sanduíche.
(Siga e curta a Cozinha Bruta nas redes sociais. Acompanhe os posts do Instagram, do Facebook e do Twitter.)