Faça o melhor macarrão do mundo com 5 ingredientes e zero trabalho
Comecemos 2020 sem tretas (aqui, porque as redes sociais são um universo à parte).
Vamos ao que interessa de verdade. Quero me dirigir aos jovens, essa gente que vaga pelas planícies batendo cabeça. Eu também já fui assim. Empatizo.
É muito interessante a idade em que você começa a viajar sem os pais, menos por uma coisa: a comida. Galerinhas tendem a se alimentar de miojo ou, na melhor das hipóteses, macarrão com molho enlatado.
O que eu vou lhes dizer é revelador. Vocês podem fazer o melhor macarrão do mundo com apenas 5 ingredientes e nenhum trabalho, sem recorrer ao molho pronto.
Os ingredientes: macarrão, tomate em lata, manteiga, cebola e sal. Eu poderia ter omitido o sal e a massa, mas não omiti. Incluir a água seria um exagero redundante, para coroar o pleonasmo.
Essa é a receita descrita pela autora ítalo-americana Marcella Hazan (não confundir com Havan) num dos livros mais clássicos da culinária: Fundamentos da Cozinha Clássica Italiana. O título dá a impressão de que a leitura será chata, mas ela não é. Recomendo muito.
Marcella dá a receita com quantidades e tal. Eu, do alto da minha ignorância, percebi que sempre dá certo –mesmo quando você ignora as medidas. Vamos lá, então.
Numa panela, despeje uma lata de bom tomate italiano (recomendo as marcas Mutti e Cirio, que nunca me ofereceram dinheiro). Coloque uma cebola pequena, descasada e cortada ao meio. E uma quantidade generosa de manteiga –vai do quanto você está disposto(a) a comer. Ligue o gás. Cozinhe em fogo baixo, baixo mesmo, com a panela destampada, até o tomate desmanchar –você deve mexer durante todo o processo–, ajuste o sal e voilà.
A cebola pode ser descartada ou incorporada ao molho, tanto faz. Não vou ensinar aqui como cozinhar o espaguete, pois já está impresso na embalagem da massa. Dá para servir com qualquer tipo de pasta, do nhoque aos formatos recheados (na foto, um tortelli de cogumelos bom à pampa). Feliz ano novo para todos!
(Siga e curta a Cozinha Bruta nas redes sociais. Acompanhe os posts do Instagram, do Facebook e do Twitter.)